Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor

Sim, eu sei que o dia Mundial do Livro e do Direito de Autor já passou (23 abril), mas a minha dona tem andado ocupada.
Era para ter publicado um post para o dia mas depois atrasei-me e acabei por não fazer. Depois andava nas internetes e vi um desafio super porreiro no blog da Sofia (que deixem-me dizer: é uma máquina a ler livros!) e tive de me fazer convidada pois claro.
Por isso vou-vos deixar com o desafio, são sete categorias, supostamente sete livros, mas eu sou uma exagerada por isso são mais, muitos mais.


-- Livro que tenho há mais tempo
Além dos livros de infância que os meus pais me compravam, tenho três primeiros livros importantes.
O primeiro livro que escolhi, ou melhor, o primeiro livro que me lembro de ter escolhido: A lua de Joana. O primeiro livro que comprei com o meu dinheiro (dinheiro que ia juntando de prendas e tal): O que todas as raparigas (excepto eu) sabem. E o primeiro livro que comprei com o meu primeiro ordenado: A metade sombria.
Já me estou a desviar da pergunta, por isso, o livro que tenho há mais tempo: os de infância e A lua de Joana (que por acaso está autografado).
-- Livro que tenho há menos tempo
Mataram a Cotovia foi o último que comprei.
Despertar, Guerra dos Tronos VII, Bíblia - Livro 1: Novo Testamento: Os Quatro Evangelhos e História de um caracol que descobriu a importância da lentidão foram os últimos que me ofereceram.

-- Livro que li mais vezes
Harry Potter (na foto falta um porque estou de ler de novo).
Crepúsculo.
Os Maias.
Memorial do Convento.
O Principezinho.
Um beijo no pé.
Qualquer um do Stephen King (menos o Retrato de Rose Madder - esse só li uma vez).
A lua de Joana.
O que todas as raparigas (excepto eu) sabem

-- Livros que ainda tenho por ler
Tenho uns quantos livros por ler (no início deste ano prometi que não ia comprar mais livros enquanto não lesse todos os que tenho em lista de espera - so far so good).
Mas tenho dois atravessados porque comecei a ler, mas não acabei. Até hoje foram os únicos. Li os dois quando estava de férias, e normalmente até tenho mais paciência, mas estes foram impossíveis. Não consegui mesmo acabar de ler. Ainda vou pegar neles uma segunda vez para ver se os acabo porque não gosto mesmo de deixar livros a meio...

-- Livro com mais valor sentimental
Vários. Todos por alguma razão.
Um livrinho para a minha Filha foi uma prenda dos meus pais.
Amar foi uma prenda do meu namorado no nosso segundo ano de namoro.
Sempre Contigo foi o meu namorado que me ofereceu quando o meu avô faleceu.
A quinta dos Animais porque simplesmente adorei.
Uma velha e o seu Gato, História de uma Gaivota e do Gato que a ensinou a voar, História de um Gato e de um Rato que se tornaram amigos, Gatos e mais Gatos, O velho e o Gato, O Gato malhado e a andorinha Sinhá, Conversas com a minha Gata e Óscar porque... gatos :) Tenho muitos livros com histórias de gatos (nunca são demais), mas estes são aqueles mesmo top.
O Cartas para Sam porque é sobre um avô e um neto e não me consigo esquecer deste livro.

-- Livros que emprestei e não voltei a ver
Graças aos Deuses só tenho um livro nesta lista. Veronika decide morrer. Adorava o raio do livro e fartava-me de falar nele até que uma amiga me perguntou se eu o podia emprestar. Eu disse que sim principalmente porque na altura tive vergonha de dizer que não. Até hoje ainda não voltou à querida dona (já se passaram uns 10 anos). Posso-vos dizer que um dia fui a casa dela e vi lá o livro arrumado na estante, mas estava tão estragadinho que me doeu tanto o coração e não tive coragem de o pedir (shame on me, eu sei).
Com esta história aprendi a não emprestar livros. Não me chamem egoísta, mas os meus livros são os meus pequenos tesouros, por isso recuso-me a emprestá-los e correr o risco de ficar sem eles (para ser sincera empresto livros à minha mãe e a uma amiga / vizinha porque sei que estão em mãos seguras, isto é, além de não correr o risco de ficar sem eles, sei que elas têm muito cuidado com eles e não há cá lombadas e páginas dobradas. Claro que cada vez que os empresto elas ouvem um sermão com as condições de empréstimo :P)

-- Pechincha literária
Adoro comprar livros baratinhos. É o dobro do prazer! Ando sempre à procura de promoções.
A colecção da Charlaine foi uma super promoção que encontrei, 1€ cada livro. Os outros vão de 1€ a 3,5€.

Eu juro que me tentei controlar neste post. Tinha aqui quase umas 40 fotos de livros diferentes (só tirei fotos a alguns que tenho em minha casa porque ainda tenho mais uns quantos em casa dos meus pais) para colocar, e acreditem que tinha muito para dizer sobre cada um.

Obrigada Sofia por estes desafios tão porreiros e por me deixares fazer de convidada!

Miaus e Ronrons. Shizuka

Comentários

  1. A história Boas leituras por aqui.
    Xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar
  2. Esse 'A lua de Joana' é um livro muito popular, lembro-me de que quando estava no 3º ciclo estava por todo o lado e era toda a gente a lê-lo! Eu também li, mas sinceramente já não me lembro muito bem :P

    Eu adorava o 'A História de uma Gaivota e do Gato que a Ensinou a Voar', e 'O Gato malhado e a andorinha Sinhá'! Lembro-me que a minha mãe os tinha sempre numa gavetinha e eu adorava ir lá buscá-los para os ler :P

    O Pedro Chagas Freitas é o meu ódiozinho de estimação, não gosto nada mesmo do estilo de escrita dele :P É tudo o que está mal nos escritores atuais concentrado numa só pessoa :P

    Por acaso ando para ler o 'Animal Farm' há algum tempo, mas li há pouco outra distopia famosa (o 'Brave New World') e sinceramente não achei grande piada... Como gostaste talvez lhe dê uma oportunidade em breve :)

    Uma vez também emprestei um livro, há séculos - tanto que era uma banda desenhada do tio patinhas :P - e devolveram-mo todo estragado. Não achei piada nenhuma, já é mau não estimar os próprios livros, agora não estimar os livros dos outros :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu já tive de reler A lua de Joana porque sinceramente também já não me lembrava de nada :O
      Histórias com gatos são sempre boas! E se já gostavas antes de teres gatos vais ver que agora ainda vais gostar mais :)
      Ahhhhhhh alguém que goste tanto do Pedro Chagas Freitas como eu! Fico feliz! Pensava que era a única pessoa no universo que não gostava dele :D
      Lê o Animal Farm, acho que vais gostar. Eu também comecei a ler assim sem grande vontade, mas acabei por gostar muito.
      Era uma multa a quem não estima os livros dos outros não era? E um puxão de orelhas a quem não estima os próprios livros (porque também conheço pessoas que gostam de dobrar a lombada - meu Deus nos ajude! - porque dizem que é sinal que o livro foi lido e apreciado). ***

      Eliminar

Enviar um comentário